Império Esmeralda
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corte de Inverno

3 participantes

Ir para baixo

Corte de Inverno Empty Corte de Inverno

Mensagem  donsantiago Sex Out 19, 2012 1:30 pm

Salve galera, estou abrindo esse tópico para que possamos discutir assuntes gerais sobre L5R, a exemplo do que ocorreu na discussão da Shiotome.

Para começar, segue uma duvida:



Meus jogadores, recém elevados ao posto de Magistrados Esmeralda, possuíam a confissão de uma Yogo a respeito de um acordo entre seu pai com um Kumo, que resultou no casamento da mesma com o espírito aranha. (para quem conhece, é o desfecho da historia de Kaiu Shinya do City of Lies).

Enfim, os jogadores foram até a casa da família dessa Yogo investigar e após uma longa viajem foram bem recebidos pela família, sendo hospedados na casa, onde receberam banho, roupas limpas e comida. Obtiveram permissão para investigar a casa, desde que acompanhados pelos filhos do velho Yogo, que de maneira alguma resistiram.

Após uma sequencia de eventos que não favoreceram em nada para a aquisição de provas a respeito da culpa do Yogo, os jogadores decidiram pegar suas armas na entrada, o que resultou numa discussão com os filhos do velho, um combate e posterior morte de todos os membros da família, além da destruição parcial da casa (pelo feitiço Punho de Osano-Wo, que só não foi pior pois o shugenja usou Extinguir).

Enfim, descobriu-se que no porão havia um caranguejo maculado (o Verdadeiro Kaiu Shinya), e os magistrados retornaram para Ryoko Owari com um dos filhos do Yogo, servos e o prisioneiro.

__

Bom, dito isso, como o clã escorpião reagiria ao saber que toda uma família foi morta sem um julgamento oficial ou provas concretas (além do documento da filha que, por ter menor status que o pai, em tese, não serviria de prova alguma contra ele)?

Além disso, o incendio, destruição e roubo de documentos secretos (sim, o shugenja pegou todos os pergaminhos sobreviventes ao incêndio) do Kuroiban. Os magistrados tem carta-branca para fazer esse tipo de ação, ou acarretaria em algum tipo de retaliação politica/social? Uma perda de face? Como o Kuroiban encararia tal ato?

Eu retirei honra deles por cometer um Crime Hediondo (assassinaram a casa inteira para punir o Yogo que, ao meu ver, não tinha dado motivos para morrer desta forma).

Qual a opinião de vcs??
donsantiago
donsantiago
Chui
Chui

Mensagens : 111
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 35
Localização : São Paulo - SP

Ficha do personagem
Nome: Hida Shuji
Clã: Caranguejo
Status: 1

Ir para o topo Ir para baixo

Corte de Inverno Empty Re: Corte de Inverno

Mensagem  Matsu Eloá Sex Out 19, 2012 8:17 pm

Bem, eu não li essa história, mas acho que dá pra dar meu palpite sobre as consequencias XD

O escorpião sempre se vinga, pode ser de uma maneira sultil e é provavel que ninguem associe a desgraça do magistrado ao escorpião (ou encontre provas), mas enfim eles não deixam coisas assim passar, eles tem que manter sua reputação, do contrario já teriam sido massacrados a muito tempo, o escorpião tenta causar medo nas pessoas e faze-las se afastarem e terem receio, então acho que o grupo tá fufido pelo que fizeram.

Quanto ao que um magistrado pode fazer ou não, é relativo, tudo depende de como é feito, Rokugan tem normas de comportamento e até um campeão de clã é limitado por ele, então porque magistrados seriam imunes?

Eu daria uma lida com calma na parte de etiqueta rokugani, a sobre as leis do magistrado (que tem no livro sobre Riokowari)e o way of the scorpion que tem exemplos legais do que o escorpião faz quando quer dar um recado para os outros.

Bem, eu tentei ser mais abrangente já que a escolha de como as coisas vão acontecer é sua e como você conhece seus jogadores e os personagens deles é mais facil você pensar em algo que tenha relação para eles.
Matsu Eloá
Matsu Eloá
Chui
Chui

Mensagens : 153
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte

Ficha do personagem
Nome: Tsuruchi Lin Ju
Clã: Louva-a-deus
Status: 1.0

Ir para o topo Ir para baixo

Corte de Inverno Empty Re: Corte de Inverno

Mensagem  Bayushi Oliveira Sex Out 19, 2012 11:15 pm

Magistrados não têm este tipo de autoridade para "confiscar" bens de criminosos. Afinal, estes bens pertencem ao clã do Escorpião e, da mesma forma que você deve devolver o daisho de um samurai que você mata à família, esses pergaminhos deveriam ser devolvidos à família Yogo.

A quebra de etiqueta foi enorme. Eles eram hóspedes, não deveriam tomar nenhuma atitude contra seus anfitriãos. E quem foi o revolucionário que preferiu procurar "evidência" a acreditar na palavra de um samurai? Óbvio que, caso a evidência encontrada depois da confusão seja incontestável e, principalmente, se o samurai que eles tiverem pego confessar, talvez eles não sofram nenhuma acusação criminosa, mas provavelmente seriam vistos como encrenqueiros por um bom tempo, talvez até sofrendo consequências sociais mais graves, dependendo dos clãs e do tom da sua história.

Agora... quanto ao escorpião... eu mataria as famílias de todos os personagens jogadores, de alguma forma a deixar claro para todo o império que foi o escorpião quem matou, mas sem deixar nada que sirva para acusar o escorpião formalmente (e lembre-se, evidência não conta mais que a palavra de um samurai).
Bayushi Oliveira
Bayushi Oliveira
Imperador
Imperador

Mensagens : 341
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 37
Localização : Belo Horizonte/MG

http://emeraldempirebrasil.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corte de Inverno Empty Re: Corte de Inverno

Mensagem  donsantiago Sáb Out 20, 2012 4:37 pm

Eu daria uma lida com calma na parte de etiqueta rokugani, a sobre as leis do magistrado (que tem no livro sobre Riokowari)e o way of the scorpion que tem exemplos legais do que o escorpião faz quando quer dar um recado para os outros.
Estive lendo o capitulo Law and Ordem do Emerald Empire, q tmbm tem os textos sobre magistrados. Peguei para ler agora a tarde o Way of Scorpion e realmente fazia tempo q n lia, é muito bom mesmo. Os apendices são ótimos, e o trecho q fala sobre como causar dor, em especial, vai me ser mto útil no futuro. Uma ressalva é a parte q fala sobre os clãs, me senti lendo um "stand-up", rs.


A quebra de etiqueta foi enorme. Eles eram hóspedes, não deveriam tomar nenhuma atitude contra seus anfitriãos. E quem foi o revolucionário que preferiu procurar "evidência" a acreditar na palavra de um samurai? Óbvio que, caso a evidência encontrada depois da confusão seja incontestável e, principalmente, se o samurai que eles tiverem pego confessar, talvez eles não sofram nenhuma acusação criminosa, mas provavelmente seriam vistos como encrenqueiros por um bom tempo, talvez até sofrendo consequências sociais mais graves, dependendo dos clãs e do tom da sua história.

Agora... quanto ao escorpião... eu mataria as famílias de todos os personagens jogadores, de alguma forma a deixar claro para todo o império que foi o escorpião quem matou, mas sem deixar nada que sirva para acusar o escorpião formalmente (e lembre-se, evidência não conta mais que a palavra de um samurai).
Concordo Bayushi, inclusive, após nossa ultima sessão eu conversei com os jogadores e expliquei a gravidade do que fizeram, que em momento algum foram ameaçados e que nada justificava a ação de pegar em armas e atacar os Yogo. Ainda ressaltei que a unica coisa que poderia salva os pescoços deles era seu status de magistrado, mas que podiam esperar uma retribuição do Escorpião.

Enfim, n pretendo matá-los, mas atacar a família, honra e reputação são opções cabíveis, afinal, ja está mais que na hora desses jogadores aprenderem a temer o Escorpião. Um deles, em especial é Matsu. Como o Leão e o Escorpião recentemente estavam em guerra, estou pensando em acusá-lo de estar tramando contra a estabilidade do clã, usando o posto de magistrado para atacar e roubar documentos, algo do tipo. A situação dele se torna ainda melhor pois sua esposa é Kakita, ambos se odeiam, e foram casados somente para manter um tratado de paz entre as duas famílias numa região fronteiriça. Acho que um cortesão Bayushi pode explorar isso... Twisted Evil
donsantiago
donsantiago
Chui
Chui

Mensagens : 111
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 35
Localização : São Paulo - SP

Ficha do personagem
Nome: Hida Shuji
Clã: Caranguejo
Status: 1

Ir para o topo Ir para baixo

Corte de Inverno Empty Re: Corte de Inverno

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos